quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ALUPO BARÁ

Orixá Bará
Bará, é uma divindade fundamental dentro do culto da Nação. 
Para os adeptos, Bará é o responsável pela "abertura dos caminhos" para os outros Orixás. Ele possui o privilégio de receber todas as oferendas e obrigações em primeiro lugar. Nenhum ebó deve ser feito sem antes realizar uma oferenda a esse Orixá. Quando se entra em um Ilê, o primeiro a ser saudado é Bará, pois seu assentamento fica na frente das Casas.
Por ser o "dono" de todos os caminhos e encruzilhadas, Bará tem livre livre acesso nos diferentes planos que compõem nossa realidade.  Na consulta ao Ifá (búzios), ele trabalha como uma espécie de decodificador dos sinais e das respostas que os outros Orixás transmitem. A figura de Bará, funciona como um elo de ligação entre os homens e as divindades.
Bará é responsável pelo destino de cada um. É o elemento dinâmico que permite a existência, não apenas dos seres humanos, mas também dos animais e das plantas; é o fluído que dá vida e energia, nasce e morre com a pessoa. Ele está totalmente ligado a cada um. Além do eledá (o Orixá dono da cabeça), do adjuntó ("o que vem junto", o segundo Orixá) e das passagens (Orixás auxiliares), todos possuem o Orixá Bará.
Ele é o dono da fecundidade, do desenvolvimento, da abundância. A maior parte das demandas que envolvem satisfação material tem ligação com ele que, por possuir essa característica, é o que mais se aproxima e entende as necessidades comuns aos seres humanos.


CARACTERÍSTICAS


Bará se divide em pelo menos cinco diferentes Orixás que tem suas peculiaridades. São essas as cinco diferentes manifestações:
BARÁ ELEGBA: é um Bará controvertido. É assentado fora da Casa e em suas homenagens e obrigações é proibida a participação de mulheres de homens com idade inferior a 14 anos;
BARÁ LODÊ: é o que responde no cruzeiro e funciona como uma espécie de "desbravador"ou seja, o que abre caminhos. O seu assentamento fica na rua, naquela "casinha" que costuma-se ter na frente das casas de Nação;
BARÁ LANÃ: já é um Orixá que responde no mato. É bastante comum ver Lanã trabalhando em conjunto com Xapanã, Xangô, Iansã e Ogum, e é assentado dentro do Peji;
BARÁ ADAGUE: também de cruzeiro, mas ele tem uma proximidade maior com Ogum. Além disso, ele também é assentado dentro do Peji;
BARÁ AGELÚ: já é um pouco diferenciado. Ele responde no cruzeiro de praia e é comum vê-lo associado a trabalhos com Oxum, Iemanjá e Oxalá. É assentado dentro do Peji.


Apesar dessas diferenciações, existem características que são comuns a todos. A saudação é uma delas: ALUPO ou LALUPO. Também encontramos semelhanças em outros aspectos como o número 7, que identifica todos eles, os metais níquel e ferro, além da sua cor: vermelho.
Os alguidares usados para seus assentamentos são de barro envernizado. As ervas são as mesmas: guiné, orô, alevante, dinheiro em penca, fortuna, arnica, folha do amendoim, couve, batata inglesa, erva lanceta, cipó-mil-homens, vassoura, carqueja, erva de Nossa Senhora, canela-sassafras.
Essas características podem variar de tradição para tradição, mas a essência deve ser sempre respeitada.


OUTRAS PECULIARIDADES:


DIA DA SEMANA: Segunda-feira: Legba, Lodê, Lanã e Adague. Sexta-feira: Agelú;
OFERENDA PRINCIPAL ("de frente"): milho torrado, pipoca e 7 batatas inglesas pequenas assadas (para Lanã e Adague). Acrescenta-se 7 "apetés" de batatas inglesas cozidas e amassadas sem casca, para Lodê. Para Agelú, adiciona-se à oferenda de Lanã o "axoxô" (milho cozido) e sete tiras de côco. Para Legba, a receita é mais complexa: milho torrado, amendoim torrado, feijão preto torrado, "miãmiã" gordo (farinha de mandioca com epô), atarê (pimenta) verde e da costa, 7 cachimbos de taquara recheados com pimenta verde ( no lugar do fumo);


ALGUNS SOBRENOMES:


AGUIDÊ, APANADÁ, ADAGUE, AGELÚ, AJANADÁ, ASSUÃ, ALUPAGEMA, BI, BILANÃ, BELOMÍ, BERIM, BEREMIM, BEÍ, BEMI, BIRI, BÔ, BIKUIM, BEMI-OTÃ, DALÉ, DARÊ, DJETEIÚ, EMI, ELUPANDÁ, FUNIQUE, FUMI, INGUÉ, CMINOLOA, LOD~E, LONÃ, LAKÉ, LEGBA, NIKÉ, OBI, TIRIRI, TIRIRI-LANÃ, TOLALÚ, TUEBÍ, TUKI, UNÃ, XE;


ADJUNTÓS:


De acordo com a classe:


OYÁ TIMBOÁ (LEGBA), IANSÃ E OBÁ (LODÊ, LANÃ, ADAGUE) E OXUM EPANDÁ E OYÁ (AGELÚ)


ALGUMAS FERRAMENTAS E SÍMBOLOS:


Corrente, porrete (Ogó), foice, chave, ponteira, sineta, moedas e búzios.

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