terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O VODU E SUA HISTÓRIA

   A maioria dos africanos que foram trazidos como escravos para o Haiti eram da costa da Guiné, da África Ocidental, e seus descendentes são os primeiros praticantes de Vodu.
   A sobrevivência dos sistema de crenças no novo mundo é notável, embora as tradições mudem com o tempo. Uma das maiores diferenças, entre o Vodu africano e o Haitiano, é que os africanos transplantados do Haiti foram obrigados a disfarçar o seu Iwa, ou espíritos, como Santos católicos, um processo chamado sincretismos, numa tentativa de esconder de seus senhores que os tinham proibido de praticar sua religião nativa.
   O Vodu haitiano é a mistura das religiões africanas ocidentais, um verniz de catolicismo romano, com numerosas influências indígenas Taíno e do paganismo europeu. O Vodu, como conhecemos no Haiti e na diáspora Haitiana hoje, é o resultado das pressões de muitas culturas e etnicidades diferentes dos povos que foram desarraigados da África e importados a Hispaniola durante o comércio africano de escravos. Sob a escravidão, a cultura e a religião africana foram suprimidas, as linhagens foram fragmentadas, e as pessoas tiveram que ocultar seu conhecimento religioso, e, a partir desta fragmentação tornou-se unificada culturalmente.
   Nas rezas e elementos perdidos, partes da liturgia católica foram incorporadas; além disso, as imagens de Santos católicos são usadas para representar os vários espíritos ou "misteh" ("mistérios", o termo preferido no Haiti), e muitos Santos mesmos são honrados no Vodu em seu próprio direito.
   A cerimônia mais importante historicamente do Vodu na história do Haiti era a cerimônia Bwa Kayiman ou Bois Caiman de agosto 1791, que começou a Revolução Haitiana, em que o espírito de Ezili Dantor possuía um clérigo e recebia um porco preto como oferenda, e todas as pessoas presentes comprometeram-se com a luta pela liberdade. Esta cerimônia resultou finalmente na libertação dos povos do Haiti da dominação colonial francesa em 1804, e o estabelecimento da primeira república de povos negros na história do mundo.
   Este Vodu Haitiano cresceu nos Estados Unidos de forma significativa a partir do final dos ano 1960 e começo dos anos 1970 com as levas de imigrantes haitianos fugindo do regime opressivo de Duvalier, estabelecendo-se em Miami, Nova Iorque, Chigaco, e outras cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário