domingo, 19 de dezembro de 2010

QUEM È XANGÔ KAMUKA?

      Xangô Kamucà è um Orixà exclusivo da Naçâo Cabinda.Pois nenhuma outra Naçâo deveria cultuà-lo
pois esse Orixá è o fundadordessa Naçâo.
      O assentamento desse Orixà è feito no Balè,pois teria ele grande aproximaçâo com eguns.Seu reino è
no cemitèrio,mais precisamente no forno(lugar onde cremam os ossos),e que por isso se prestaria sò ao
dano.Esses sao alguns motivos pelos quais nao se dà cabeça de filhos para esse Orixà(que a essa altura
me pergunto se è orixà mesmo?)Nâo estou afirmando nada.
      Por outro lado pelas pesquizas històricas è que quem fundou a Naçâo Cabinda em Porto Alegre foi
um africano chamado Gululu.No entanto,a insistência dos descendentes da Cabinda em afirmar que o
surgimento dessa Naçâo se dà com o Esà (tìtulo que se dà aos Pais e Maês-de-Santo jà falecido.)Alguns
questionam se Gululu  e Valdemar nao seriam a mesma pessoa.
     Cabinda è uma regiao da Àfrica que jà foi independente,mas que hoje è uma provincia de Angola.
     Seus habitantes sao originàrios do tronco linguistico Bantu e sâo os Bakongo,Bauoio,Baluango,Basundi
entre outros.Gululu è um nome notadamente Bantu.
     Acredito que Gululu seja oriundo de Cabinda,provavelmente Bakongo,pois essa etnia veio traficada
para o Brasil em grande quantidade.Os Bakongo (singular Nkongo)cultuavam os Nkisi,espirìtos màgicos
ligados a natureza ou aos ancentrais.Na  metàfisica dos Bantu.Os niksi pertenciam ao seu lugar de origem
e jamais eram movidos de lugar.Por isso,quando eles vieram para o Brasil seus niksi ficaram na Àfrica.
A sua profunda religiosidade os fez,entao serem atraìdos para as outras religiôes que conheceram aqui
no Brasil.O catolicismo e as crenças indìgenas os influenciaram e, sincretizando-as com suas pròprias
crenças,acabaram por dar origem à tâo conhecida religiosidade popular do brasileiro.
    Os sudaneses(complexo cultural Jejê-Nagô)vieram em menor nùmero durante todo o processo escra-
-vagista,sendo que em grande quantidade sò a partir de sèculo XIX.Diferentemente das crenças Bantus
na metafìsica dos sudaneses ,para onde iam,suas divindades e ancestrais os acompanhavam.Por isso,
ao chegarem ao Brasil,trouxeram consigo sua cultura religiosa.È bem provàvel que uma parte dos Bantus
tambèm tenha migrado para a religiâo desses sudaneses cultuando os Orixàs.
     É possivel que Gululu seja um desses africanos de origem Bantu que aprendeu a cultura dos Orixás aqui
no Brasil com sudaneses,mas resolveu fundar uma sociedade religiosa com negros origìnarios da mesma
regiâo,batizando sua Naçâo,entâo,de Cabinda.Isso explicaria a cultura de Orixàs e Voduns na Naçâo
Cabinda.Issoexplicaria a cultura Niksi,mas nao o faz.Mas isso nao explica o Kamukà no culto.Existe
em Angola-bem distante de Cabinda,por sinal- uma etnia Bantu denominada Mbundu/Kamukà.Isso nâo
diz muito,exceto que a origem do nome Kamukà,agora comprovadamente,è Bantu.E se hipoteticamente
Gululu for nome africano de Valdemar,ja que os escravizados eram batizados com nomes ocidentais
quando chegaram ao Brasil?Daì a coisa começa a se encaixar.Kamukà pode ter sido Niksi nsi,espìrito
ancestral ligado a um clà familiar.Esse espirito pode ter sido um ante falecido que volta incorporado num
descendente seu.Como se vê,a cosmogonia dos Bantus è bem diferente da dos sudaneses.Entre esses
ùltimos espìritos de ancestrais(eguns) e divindades (Orixàs)nao se misturam e sò os Orixàs è que podem
(tomar emprestado o corpo de um ser humano).
      Agora refletindo:se Valdemar (ou Gululu)cultuava Kamukà porque este era o Niksi nsi de sua familia,
fica explicado o porquê de Kamukà nao pegar mais filhos,nem de poder baixar em alguèm.Por outro
lado,tambèm fica explicado do porquê desse (Orixà) ser cultuado pròximo ou junto ao balè,pois na
cosmogonia iorubà,Kamukà,seria um egun.
    

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