terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O VODU E SUA HISTÓRIA

   A maioria dos africanos que foram trazidos como escravos para o Haiti eram da costa da Guiné, da África Ocidental, e seus descendentes são os primeiros praticantes de Vodu.
   A sobrevivência dos sistema de crenças no novo mundo é notável, embora as tradições mudem com o tempo. Uma das maiores diferenças, entre o Vodu africano e o Haitiano, é que os africanos transplantados do Haiti foram obrigados a disfarçar o seu Iwa, ou espíritos, como Santos católicos, um processo chamado sincretismos, numa tentativa de esconder de seus senhores que os tinham proibido de praticar sua religião nativa.
   O Vodu haitiano é a mistura das religiões africanas ocidentais, um verniz de catolicismo romano, com numerosas influências indígenas Taíno e do paganismo europeu. O Vodu, como conhecemos no Haiti e na diáspora Haitiana hoje, é o resultado das pressões de muitas culturas e etnicidades diferentes dos povos que foram desarraigados da África e importados a Hispaniola durante o comércio africano de escravos. Sob a escravidão, a cultura e a religião africana foram suprimidas, as linhagens foram fragmentadas, e as pessoas tiveram que ocultar seu conhecimento religioso, e, a partir desta fragmentação tornou-se unificada culturalmente.
   Nas rezas e elementos perdidos, partes da liturgia católica foram incorporadas; além disso, as imagens de Santos católicos são usadas para representar os vários espíritos ou "misteh" ("mistérios", o termo preferido no Haiti), e muitos Santos mesmos são honrados no Vodu em seu próprio direito.
   A cerimônia mais importante historicamente do Vodu na história do Haiti era a cerimônia Bwa Kayiman ou Bois Caiman de agosto 1791, que começou a Revolução Haitiana, em que o espírito de Ezili Dantor possuía um clérigo e recebia um porco preto como oferenda, e todas as pessoas presentes comprometeram-se com a luta pela liberdade. Esta cerimônia resultou finalmente na libertação dos povos do Haiti da dominação colonial francesa em 1804, e o estabelecimento da primeira república de povos negros na história do mundo.
   Este Vodu Haitiano cresceu nos Estados Unidos de forma significativa a partir do final dos ano 1960 e começo dos anos 1970 com as levas de imigrantes haitianos fugindo do regime opressivo de Duvalier, estabelecendo-se em Miami, Nova Iorque, Chigaco, e outras cidades.

ZUMBI DOS PALMARES,UM SÌMBOLO DA RESISTÊNCIA QUILOMBOLA

             O Quilombo dos Palmares(localizadona atual regiâo de Uniâo dos Palmares,Alagoas) era uma
comunidade auto-sustentàvel,um reino (ou repùblica na visao de alguns)formado por escravos negros
que haviam escapados das fazendas brasileiras.Ele ocupava uma àrea pròxima ao tamanho de Portugal
e situava-se onde era o interior da Bahia, hoje estado de Alagoas.Naquele momento sua populaçâo alcan-
-çava por volta de trinta mil pessoas.
           Zumbi nasceu livre em Palmares,Alagoas no ano de 1655,mas foi capturado e entregue a um missio-
-nario português quando tinha aproximadamente 06 anos.Batizado (Francisco),Zumbi recebeu os sacra-
-mentos,aprendeu português e latim,e ajudava diariamente na celebraçâo da missa.Apesar das tentativas de
torna-lô (civilizado),Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos,retornou ao seu local de origem.Zumbi
se tornou conhecido por sua destreza e astùcia na luta e jà era um estrategista militar respeitàvel quando
chegou aos vinte e poucos anos.
         Por volta de 1678,o governador da Capitania de Pernambuco cansado do longo conflito com o
quilombo de Palmares,se aproximou do lider de Palmares ,Ganga Zumba,com uma oferta de paz.Foi
oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa
Portuguesa:a prpposta foi aceita.Mas Zumbi olhava com desconfiança.Ele se recusou a aceitar a liberdade
para as pessoas do quilombo enquanto outros negros eram escravizados .Ele rejeitou a proposta do gover-
-nador e desafiou a liderança de Ganga Zumba.Prometendo continuar a resistência contra a opressâo por-
-tuguesa,Zumbi torna-se o novo lider do quilombo de Palmares.
        Quinze anos apòs Zumbi ter assumido a liderança,o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi
chamado para organizar a invasâo do quilombo.Em 06 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares
foi destruìda e Zumbi ferido.
        Apesar de ter sobrevivido,foi traìdo por Antonio Soares.
        Zumbi è surpreendido pelo Capitâo Furtado de Mendonça em seu reduto(talvez a Serra Dois Irmâos).
        Apunhalado,resiste,mas è morto com 20 guerreiros quase dois anos apòs a batalha,em 20 de Novem-
-bro de 1965.
        Teve a cabeça cortada,salgada e levada ao governador Melo e Castro.Em Recife ,a  cabeça foi
exposta em praça pùblica,visando desmentir a crença da populaçâo sobre a lenda da imortalidade de
Zumbi.
        Em 14 de março de 1696 o governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro escreveu ao
Rei :¨¨Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais pùblico desta praça,para satisfazer
os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um
imortal,para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares¨.
        Zumbi è hoje,para a populaçâo brasileira,um sìmbolo de resistência.Em 1995,a data de sua morte
foi adotada como o dia da Consciência Negra.
        Atualmente,o dia 20 de novembro,foi feriado em mais de 200 cidades brasileiras,è celebrado como
Dia da Consciência Negra.Odia tem um significado especial para os negros brasileiros que reverenciam
Zumbi como heròi que  lutou pela liberdade e como um sìmbolo de liberdade.Hilda Dias dos Santos
incentivou a criaçao do Memorial Zumbi dos Palmares.

BANHO DE DEFESA

ERVAS À SEREM USADAS:
21 Cravo da India,
07 paus de Canela e
03 folhas de Louro.
Ferva 02 litros de àgua,coloque os ingrediente,desligue o fogo e abafe.Quando o banho esfriar,jogue do
pescoço pra baixo,recolha os ingredientes e jogue em àguacorrente.

BANHO PARA ATRAIR CLIENTES E BONS NEGÒCIOS

500 gr de Alpiste,
07 gotas de mel.
Separar em duas porçôes  de 250 Gr o alpiste.
A noite-Em02 litros de àgua,cozinhe 250 Gr de alpiste com o mel.
Pela manhâ-Coe e apare a àgua num recipiente.Depois de seu banho higiênico matinal,jogue o banho
do pescoço pra baixo.Quando sair de casa para o trabalho và jogando desde o portâo de sua casa
atè o seu local de trabalho os 250 Gr de alpiste que haviam sido previamente separados.
Este banho traz muitos clientes e bons negòcios.

BANHO PARA PROSPERIDADE

ERVAS À SEREM USADAS:
07 folhas de Pitanga,
07 folhas de Româ,
07 folhas de Cafè,
07 folhas de Melissa,
07 folhas de Eucalipto,
07 folhas de Mangericâo,
07 flohas de Dinheiro em Penca
Ferver àgua suficiente,colocar as ervas,desligar o fogo e abafar.quando obanho esfriar,jogue do pescoço
pra baixo.

BANHO PARA FORTALECER A AURA

07 Rosas Brancas ou 07 Rosas Brancas de jardim,tambèm conhecidas como (Rosinha de Santa Rita).
Ferver 02 litros de àgua,colocar as rosas,sem os cabos,desligar o fogo e abafar.deixe esfriar,depois jogue
do pescoço prabaixo.

BANHO DE LIMPEZA

   Misture em poçôes iguais:sementes de Girassol,
espada de Sâo Jorge,
Guinè,
Arruda,
Palmeira Brava,
Cravos Brancos,
Cravos Vermelhos,
Ferver àgua suficiente,colocar todas as ervas dentro,desligar o fogo e abafar.
Quandoestiver frio,jogue do pescoço pra baixo.

BANHO DE LIMPEZA

     ERVAS A  SEREM USADAS:
03 galhos de Guinè
03 galhos de Alecrim,
03 folha de Louro
03 galhos de Arruda,
03 punhado de Alfazema,
03 punhado de Levante,
01 espada de Sâo Jorge partida em três(retirandoa ponta e a raiz)
Ferver a àgua suficiente,jogar as ervas,desligar o fogo e abafar.
Depois jogue do pescoço pra baixo.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

VODU - CULTO AOS ANCESTRAIS OU MAGIA NEGRA?



   Ao contrário do que se imagina Vodun, Vodoum, Vodou, Vadou, Vodu ou Vudu aplica-se aos ramos de uma tradição religiosa baseada nos ancestrais, que tem as suas raízes primárias entre os povos Fon-Ewe da África Ocidental, no país hoje chamado Benin, anteriormente Reino de Daomé. Nos dias de hoje, o Vodu é a religião nacional de mais de 7 milhões de pessoas.


O VODU


   Além da tradição Fon, ou do Daomé, que permaneceu na África, existem ensinamentos relacionados que lançaram raízes no Novo Mundo durante a época do tráfico transatlântico dos povos africanos.
   O Vodun beninense ou africano-ocidental é similar ao Vodun Jejê e ao Vodu Haitiano em sua ênfase nos antepassados, porém cada família dos espíritos tem seu próprio sacerdote especializado, cujo cargo é frequentemente hereditário. Os espíritos incluem Mami Wata, que são divindades das águas; Legba, que é viril e senhor dos caminhos; Gu, que governa o ferro e a ferraria; Sakpatá, que governa doenças; e muitos outros espíritos distintos em sua própria maneira da África Ocidental.
   O termo vodun significa "divindade" ou ainda "espírito" no grupo dialetal ewe-gwn-aja-fon do Golfo da Guiné, e correspondem aos Orixás da cultura Iorubá, cuja localização contemporânea é a leste destes povos. Há muitos séculos, saíram várias dinastias da cidade de Tado, atualmente no Togo. Tais dinastias fundaram os reinos de Allada, Daomé e Hogbonou ou Porto-Novo.
   Para além do Benin, o vodun africano e as práticas que dele descendem podem ser encontrados na República Dominicana, Porto Rico, Cuba, Brasil, Haiti, Estados Unidos, Gana e Togo.


VODUNS


   MAWU: é o Ser Supremo dos povos Ewe e Fon, que criou a terra e os seres vivos e engendrou os voduns, divindades que a (Mawu é do gênero feminino) secundariam no comando do Universo. Ela é associada a Lissá, que é masculino, e também co-responsável pela Criação, e os voduns são filhos e descendentes de ambos. A divindade dupla Mawu-Lissá é intitulada Dadá Segbó (Grande Pai Espírito Vital).
LOKO: é o primogênito dos voduns. Representado pela árvore sagrada Ficus idolatrica ou Ficus doliaria (gameleira branca).
GU: vodun dos metais, guerra, fogo e tecnologia.
HEVIOSSÔ: vodun que comanda os raios e relâmpagos.
SAKPATÁ: vodun da varíola.
DAN: vodun da riqueza, representado pela serpente do arco-íris.
AGUÉ: vodun da caça e protetor das florestas.
AGBÊ: vodun dono dos mares.
AYIZAN: vodun feminino dona da crosta terrestre e dos mercados.
AGASSU: vodun que representa a linhagem real do Reino do Daomé.
AGUÊ: vodun que representa a terra firme.
LEGBA: o caçula de Mawu e Lissá, e representa as entradas e saídas e a sexualidade.
FA: vodun da adivinhação e do destino.


   Os voduns na África são agrupados em famílias chefiadas por um vodun principal, ora representando um elemento ou fenômeno da natureza, ora da cultura. Existem basicamente quatro famílias principais:

Os Ji-vodun, ou "voduns do alto", chefiados por Sô (forma basilar de Heviossô).
Os Ayi-vodun, que são os voduns da terra, chefiados por Sakpatá.
Os Tô-vodun, que são voduns próprios de uma determinada localidade (variados).
Os Henu-vodun, que são voduns cultuados por certos clãs que se consideram seus descendentes(variados).
   

   No Brasil os voduns são cultuados nos terreiros de Candomblé, sobretudo nos da Nação Jejê, onde ainda se conserva alguma lembrança da divisão por famílias.
   A tradição Fon mais ou menos "pura" de cuba é conhecida como La Regla Arará.



BANHO PRA OS FILHOS DE OXALÀ

ERVAS À SEREM USADAS:
Saiâo,
Boldo,
Anis,
Bete Cheiroso,
Folha de Algodao
Junte todas as ervas com um pouco de àgua e massere bem.Apòs coloque mais um pouco de àgua e o
banho esta pronto.Despeje do pescoço pra baixo.

BANHO PARA OS FILHOS DE IEMANJA

ERVAS À SEREM USADAS:
Oriri,
Alfavaquinha,
Alfazema,
Salsa da praia,
Makaça,
Amor perfeito
Junte todas as ervas e massere bem com um pouco de àgua.Apòs coloque mais um pouco de àgua e o
banho esta pronto.Despeje do pescoço pra baixo.

BANHO PARA OS FILHOS DE XANGÔ

ERVAS À SEREM USADAS:
Chaeurepepe,
Gameleira Branca,
Bety Cheiroso,
Manjericão Graùdo,
Akoko
Junte todas as ervas e massere bem,com um pouco de àgua.Apòs coloque mais um pouco de àgua,o
banho esta pronto.Despeje do pescoço pra baixo.

BANHO PARA OS FILHOS DE IANSÂ

ERVAS À SEREM USADAS:
Para-Raio,
Folha da Prata,
Lingua de Vaca,
Anis.
Junte todas as ervas,massere com um pouco de àgua.Apòs coloque mais um pouco de àgua,o banho
esta pronto.Despeje do pescoço pra baixo.

BANHO PARA OS FILHOS DE OXUM

   ERVAS À SEREM USADAS:
Macaca,
Roxibatà-Oju-Orô,
Manjericâo miudo e
Abebe.
Massere todas as ervas juntas,com um pouco de àgua,Apòs bem trituradas,coloque mais um pouco de
àgua,esta pronto o banho.Despeje dopescoço pra baixo.

BANHO PARA OS FILHOS DE OBÀ

      ERVAS À SEREM USADAS:
Para-Raio,
Louro,
Colônia,
Àgua de alevante,
Laranjeira,
Assa-Peixe.
Junte todas as ervas,massere bem com um pouco de àgua.Apòs junte mais um pouco de àgua,o banho
esta pronto.Despeje do pescoço pra baixo.

BANHO PARA OS FILHOS DE NANÂ

 ERVAS:
Pinhâo roxo,
Roxibatà,
Oriri,
Branda mundo
Junte todas as ervas,massere bem com um pouco de àgua,coloque mais um pouco de àgua,esta pronto o
banho.Despeje do pescoço pra baixo.

BANHO PARA OS FILHOS DE OSSAIM

        ERVAS:
Erva tostâo,
Pega pinto,
Mamona verde,
Peregum listrado,
Sassafràs.
Junte todas as ervas com um pouco de àgua,massere bem,apòs coloque mais um pouco de àgua,o banho
esta pronto.Despeje do pescoço pra baixo.

BANHO PARA OS FILHOS DE XAPANÂ

    ERVAS:
Babatimâo,
Canela de velho,
Papariparoba,
Bredo,
Cana do brejo
Junte todas as ervas,massere com um pouco de àgua,apòs coloque mais um pouco de água, e o banho
esta pronto.Despeje do pescoço pra baixo.

BANHO PARA OS FILHOS DE OXÒSSI

        ERVAS:
Akoko,
Alfavacà,
Alecrim do Campo,
Berunjà
Massere todas as ervas juntas,apòs acrescente um pouco de àgua.Despeje esse banho do pescoço pra
baixo.

BANHO PARA OS FILHOS DE OGUM

          Peregum verde,
          Eukika,
          Vence tudo,
          e Abre Caminho
 Massere as ervas,com um pouco de àgua,quando tiver bem forte,acrescente mais um pouco de àgua,e o banho esta pronto.Despeje do pescoço prabaixo.
       

PARA ABRIR CAMINHOS

       INGRDEDIENTES:
Folha da costa,
Manjericâo,
Levante,
Oriri,
Makaça
MODO DE PREPARO;
Pegar todas as ervas acima citadas,lavar em àgua limpa,depois triturar todas as ervas juntas com à àgua
e seiva de alfazema,o banho jà està pronto,agora pode tomar o banho do pescoço pra baixo,ascendendo
uma vela branca para oseu anjo da guarda.

TOMAR A BENÇÃO

           Desde o principio das religiões Afro-brasileiras, Candomblé, Nação, Umbanda e Quimbanda, o ato
tomar a benção (beijar a mão) era praticado.Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o ato de pedir a
benção não è um simples cumprimento ou sinal de que aquele a quem se está beijando é superior.Quando
beijamos a mão de alguém estamos na verdade pedindo a bênção dos seus Orixás e de todas as suas Entidades. Não estamos demonstrando que esta pessoa è superior ou que que precisamos do auxilio de
suas entidades.
        O ato de tomar a benção demonstra nossa educação,conhecimento e o respeito pelas entidades do
próximo assim como pela religião em um todo.Embora saibamos que existem aqueles que se dizem entidades,com pensamentos e atitudes erradas que não merecem que se tomem a benção, não devemos
agir errado,  só porque eles agem dessa forma. Afinal de contas,se muitas vezes em eventos sociais aperta-
-mos a mão das pessoas que não mereciam nem sequer serem olhadas,por que não podemos fazer
o mesmo em eventos religiosos?
      Tomar a benção è uma das maiores demonstrações de respeito pela religião em geral.Então devemos
tomar a benção de todos, sem nos importarmos se a pessoa è pronta ou não, idoso ou jovem.Temos de
respeitar nossa religião, os Orixás e entidades do próximo como se fossem as nossas.Respeitar os
integrantes e simpatizantes sem nenhum tipo de discriminação.Este è um dos elementos principais para
que nossa religião cresça,evolua,conquiste cada vez mais integrantes e o principal: não perder aqueles
que já possui.

VAMOS FALAR AGORA DE ERESSUN OU(AXEXE),RITUAL POUCO DIFUNDIDO PELOS AFRICANISTAS.

       Eressun ou Axexe è como denominamos a missa realizada para Egun. O Egun è um espírito que normal-
mente trabalha mais rápido que os Orixás e que muitas vezes, durante o Xirê de Batuque, se apresenta como
tal. Sua presença è notada através de seu elan (grito), que é totalmente diferente do emitido pelo Orixá.
     Ao irmos participar de um eressun, como forma de evitar possíveis danos causados por um ritual mal
feito, o ideal é sabermos com antecedência o nome completo do falecido e sua dijina.Devemos estar com
Eledà (cabeça) coberto,vestidos com axó branco ou roupas claras.
     Ao sairmos para participar de um axexe, devemos deixar preparado um axé para Oyá  e um ecó de cinza,
colocados atrás do portão, para que, quando retornemos, lavemos o rosto, os pés e as mãos.
     Durante todo o ritual do Eressun,os participantes são proibidos de beber água, largar cinza de cigarro no
chão, assobiar e dormir.
     Ao chegar ao Ilê, onde será realizada a missa,se cruza os atins (pós) usados no ritual. São eles: pó de
tijolo, de pemba, cinza, sabão da costa, palitos e um mieró de quebra (feito com ervas amargas).
     Na entrada do salão,diante do¨saco¨, ou Balé, se for o caso, cumprimentar os eguns batendo palmas
nove vezes, saudando-os.
     Inicia-se o Eressun cantando rezas apropriadas para Egun,segue-se o sentido anti-horário.
     Ao tèrmino das rezas para o Orixà,quando entâo retiramos o calçado.Lembramos que para dançar
para Egun,segue-se o sentido anti-horàrio.
      Ao término das rezas para o Orixá, retomamos o canto para Egun, onde se faz necessário o abano
dos lenços brancos para assim haja o desligamento do morto com o plano material com os humanos.
      Durante o ritual,è costume chegar Orixá no mundo, mas o mesmo vem de forma silenciosa, não dando
o seu elan, (grito) e permanece até o retorno da praia. Após o Orixá é despachado inteiro, pisando numa
poça d`água colocada para essa finalidade.
      Ao se despachar o ¨saco¨ na praia,devemos seguir um caminho e retornarmos pelo outro,como forma
de enganar o Egun.Sempre que possível, ao participar como essa, devemos usar o Atarê (pimenta da costa).
      No decorrer do Eressun,canta-se para os Orixás do morto que estão indo embora, enquanto quebra-se
suas vasilhas e quartinhas. Rasga-se a roupa religiosa do falecido.Cada Babalorixá, Ialorixá ou filhos-de-
-santo que tenha obrigações de quatro-pés tem por obrigação possuir seu copo, sua xícara e talheres
de uso particular, já que os mesmos serão utilizados para sua missa. Seus objetos pessoais, seus vícios,
e seus alimentos preferidos serão incorporados na mesa no dia do café, realizada no sétimo dia após
sua morte.Tudo è quebrado e colocado dentro de sacos plásticos. Costuma-se também usar balaios.
      Ao retornar da praia,è passada uma limpeza em todos os participantes e os mesmos podem então
retornar aos seus lares,sempre esfriando a rua antes de sair do local.

     FORMA DE MANDAR O ¨ÖRIXÀ¨ ¨ACUTÀS¨

    O primeiro passo no caso de morte è despachar a rua (Bará Lodê), levar o borí até onde o corpo esteja
sendo velado, quebra-lo e coloca-lo em baixo da cabeça do morto. Suas guias são arrebentadas por cima
de seu corpo,fazendo assim seu desligamento com a função religiosa.
      Leva-se o Orixà e sua comida (frente) até o seu elemento (praia,cruzeiro,pedra,etc.)Com um pau de
camboim ou martelo bate-se no ocutá treze vezes até quebra-lo,e depois coloca-se-o em cima de sua frente.
No caso do Bará corta-se um galo em cima.
     Os únicos Orixàs que não são despachados são o Leba para os Cabindas e Oyá Timboá para algumas
Nações, já que eles são considerados guardiões do templo e continuam sob os cuidados da família consan-
guínea, de preferência por um membro do sexo masculino.
    

ALGUNS CANTOS DO ERESSUN:                    INICIO DA MATANÇA
Axexe oni mojuba
   Tamboreiro                                                          Barà Egun Kun ò
                                                                               Barà Egun Kun ò
                                                                             
Axexe axexe omo Odè                                            Modiderin Egun com Lode
                                                                               Modiderin Egun com Lodê

                                                                               Elegbara Oni
     RESPOSTA                                                       Elegbarara Onã
                                                                               Elegbara Egu
Axexe Olorum Baba o                                              Eumunlò Orixà
    Tamboreiro                                                           Ogum Dorô
Axexe axexe omo Odè                                               Danimodè a Xêrêrê
    Resposta                                                               Olha Ogum Dorô ô
                                                                                 Danimodè a Xêrêrê
Tradução:                                                                  Olha Ogum Dorô
O axexe è hoje e eu me                                            
curvo,                                                                        Babà xirirê
                                                                                 Babà xirirê
                                                                                 Abadô Ogum ôô
                                                                                
Oaxexe ,o axexe do varâo                                        Alà uarressum Dembò
                                                                                Alà urà Dembò
                                                                                Olêlê  Olêlê  Olêlê
                                                                                 Consolaçâo                                   
   caçador,
O axexe ò Deus Pai,
O axexe ,o axexe do varâo
     caçador

BANHO PRA SEGURANÇA TOTAL

        Na Lua Nova,faça este banho-de-cheiro em uma terça-feira,junte ramos de manjericao,guinè,arruda,
comigo-ninguèm-pode e coloque tudo numa panela com àgua fervendo.
        Deixe esfriar,despeje do pecoço pra baixo rezando um Pai-Nosso e uma Ave-Maria ao seu santo de
devoçâo pedindo proteçâo.

BANHO PRA RELACHAR

       Durante uma segunda-feira de Lua Minguante,junte sabugueiro,kitoco,rabo-de-tatu,pitangueira imperial,
Zanga,angèlica,alumâ e brio de estudande.Coloque todas em 03 litros de àgua jà fervida ao amornar o
banho jogue do pescoço pra baixo.
      Ao sair de casa faça uma oraçâo ao seu anjo da guarda,que proteja você e tire todos os pensamentos
ruins de você.

FELICIDADE A DOIS

     Em 03 litros de àgua fervente,coloque 07 pètalas de rosas vermelhas,07 pètalas de rosas brancas,03
galhos de alecrim,03 galhos de manjericao e algumas gotinhas do seu perfume preferido.Jogue do pescoço
pra baixo.

BANHO DE ATRAÇÂO

        Numa quarta-feira,menos em noite de Lua Minguante.Pegue folhas de malva rosa,colônia,cravo branco
eucalipto,girassol,mil homens e manacã,junte-as todas em um mesmo recipiente,cozinhe com àgua,deixe
esfriar,despeje do pescoço pra baixo.

BANHO AFRODISÌACO

        Coloque em um balde ou bacia àgua quente(sem estar fervida)e coloque as seguintes essências:
10 gotas de ylang-ylang(òleos essenciais),10 gotas de sândalo,10 gotas de ess~encias de rosas,10 gotas de
almiscar e um punhado de cravo.Tome o banho dopescoço pra baixo,apòs o banho,coloque algumas
gotas de almiscar entre as maôs e esfregue em seu corpo.

BANHO PARA CONQUISTAR UM AMOR

       Pegue flores de laranjeira,levante,alfazema,palma-de-Santa-Rita,flores brancas.Lave-as e coloque
dentro de uma panela com 03 litros de àgua.Ferva,deixe esfriar e coe.Pingue 07 gotas do seu perfume
preferido,na mistura e depois despeje do pescoço pra baixo,lavando-se em seguida no chuveiro.
      Faça esse banho antes de sair de casa,rezando um Pai-Nosso e uma Ave-Maria,para que você encontre
a pessoa amadae ela se sinta atraìda por você.

domingo, 19 de dezembro de 2010

BANHO QUEBRA OLHO GRANDE

           Dias:Segunda,Quarta e Sexta
Banhar seu corpo com: Espada de São Jorge,sal grosso,arruda,guinè piu piu

BANHO PARA OXUM(NEGÒCIOS,ABERTURA PARA EMPREGO)

        Pegue 08 crizantemos amarelos,04 quindins,08 moedas,mel e um perfume de sua prefêrencia e uma
canjica amarela.Cozinhe a canjica com os outros ingredientes,faça um banho,despeje na pessoa.As sobras
despache em um verde.As moedas a pessoa guarda junto de si.

BANHO 07 ERVAS CONTRA INVEJA E MAU OLHADO

       Faça um banho morno com as seguintes ervas:
 Arruda,
Alecrim,
Levante,
Guinè,
Boldo,
Folhas de pitangueira,
Espada de São Jorge,
Tome o banho do pescoço para baixo,de preferência antes de dormir.
Descarregue a àgua (suja) num verde.Repita por 07 segundas-feiras seguidas;

BANHO PARA PROTEGER-SE NO CARNAVAL

        Para proteger-se das energias negativase das confusôes que nos rondam no periodo carnavalesco
tome este banho de ervas:
Prepare o banho com aproximadamente  04 litros de água fervente,acrescentando as seguintes ervas:
Arruda,
Catinga de mulata,
Guinè,
Alecrim
E um punhado de sal grosso.
COMO FAZER:
Coe e derrame em seu corpo do pescoço pra baixo.Deixe a àgua cair num recipiente (bacia),espere secar
naturalmente.Coloque a àgua fora,jogando-a na rua para o lado de fora do seu pàtio.

BANHO PARA FORTALECER O AMOR

         INGREDIENTES
04 rosas brancas,
04 rosas vermelhas,
Mel
Perfume,
Òleo de amêndoa,
Mangerona,
Folhas de pitangueira,
Água
COMO FAZER:
Misture todos os ingredientes com àgua morna suficiente para banhar-se.Despeje o banho do pescoço
para baixo,fazendo seus pedidos à Iansâ o Orixà que protege as relaçôes amorosas.

BANHO DE OXUM

        Faça um banho com jasmim,Lìrio do campo ou jardim,erva cidreira,salsa da horta,pètalas de rosas
amarelas,manjericao,aguapè,folha da fortuna.Junte mel e perfume agosto.
        Apòs o banho normal,jogue este sobre o corpo,mentalizando seus dedesejos.

MARIA PADILHA(PARA TRAZER VITÒRIAS NAQUILO QUE TANTO VOCE DESEJA)

           MATERIAIS:
01alguidar mèdio,
07 maçâs vermelhas,
07 espelhos pequenos,
07 cigarrilhas,
01 vidro de perfume,
purpurina dourada e prateada,
01vela vermelha,
COMO FAZER:
Abra as maçâs enquanto,passe elas debaixo pracima na pessoa,e arrume no alguidar.Enfeite com as rosas.
Colocando as cigarrilhas acessas em volta.Mire-se em cada espelho,passe-os no corpo de baixo pra
cima,chamando(a moça bonita das encruzilhadas,Maria Padilha,),arrume -os no alguidar.Procure uma
encruzilhada de terra ou campo aberto ande com o alguidar firmando seu pensamento em tudo que deseja,
coloque o presente,polvilhe a purpurina para enfeitar,borrife todo o perfume.Ascenda a vela e continue
fazendo seus pedidos.

PARA PROTEGER SUA CASA DE ENERGIAS NEGATIVAS

           MATERIAIS:
Um pedaço de tecido novo branco,
Um pouco de sal grosso,
Gota de limâo,
COMO FAZER:
faça saquinhos pequenos de acordo com quantos comôdos tiver na suacasa.
Em cada saquinho coloque:sal grosso,e sete gotas de limâo.Distribua pelos comodos da casa.Deverà
renovar a cada três meses.

PARA CONSEGUIR DINHEIRO RAPIDO

               Ao acordar esquente um litro de àgua,com um copo de arroz crù.Depois coe,reserve a àgua.
               Tome um banho demorado e se enxague com esta àgua,derramando-a do pescoço pra baixo.
               A seguir vista uma roupa branca e lavada.

MARIA PADILHA(PARA ATRAIR SUCESSO EM SUA VENDAS)

        MATERIAIS:
01prato virgem,
farinha de mandioca,
azeite de oliva,
mel,
uma pitada de sal,
purpurina prateada,
purpurina dourada,
um espelho pequeno,
rosa vermelha e branca.
COMO FAZER:
Com a farinha ,azeite,o mel,o sal,as purpurinas,faça uma farofa e ponha tudo no prato.Olhe-se no espelho
e coloque-o por cima dafarofa,chamando e pedindo tudo que quiser,a Maria Padilha .Do lado esquerdo
coloque a rosa vermelha e do lado direito a rosa brnaca.Leve o presente a um cruzeiro,coloque-o num
dos seus cantos,faça seus pedidos e chame pela Pomba Gira,(a moça que a todos atende)>

ABERTURA DE CAMINHOS(EXÙ ÒDORA)

       MATERIAIS:
07 punhados de farofa com epo,
03 retrozes de linha brnaca,
07 balas de mel,
07 moedas,
01 folha de mamona branca
COMO FAZER:
Passe a floha de mamona branca na pessoa,coloque em sua frente no châo,passe os 07 punhados de farofa
mas sempre pegando com a mao direita,e vai colocando em cima da folha de  mamona,pegue os tres
retrozes de linha e vai passar um a um na pessoa.Depois desenrole por completo todos eles,um por um
deixando pròximo a folha de mamona.
Passe as balas,uma à uma e coloque em cima na folha de mamona.Faça tudo isto e peça para Exù Odorà
peça assim: KOBA LAROIE EXÙ,EXÙ O XUXU ANAN,MODUPE È MOJUBA,EXÙ ODARÀ È
MOJUBA.Me de caminhos abertos,para que eu seja bem sucedido em minha vida profissional.
OBS: Faça isto na segunda Lua Nova,Crescente ou Cheia.

Obs:AVISO- QUEM NÂO FOR INICIADO NA RELIGIÂO,PEÇA A QUEM È DE RELIGIAO
PARA REALIZAR ESTE TRABALHO,POIS SABERÀ DA MELHOR FORMA FAZE-LÔ.

QUEM È XANGÔ KAMUKA?

      Xangô Kamucà è um Orixà exclusivo da Naçâo Cabinda.Pois nenhuma outra Naçâo deveria cultuà-lo
pois esse Orixá è o fundadordessa Naçâo.
      O assentamento desse Orixà è feito no Balè,pois teria ele grande aproximaçâo com eguns.Seu reino è
no cemitèrio,mais precisamente no forno(lugar onde cremam os ossos),e que por isso se prestaria sò ao
dano.Esses sao alguns motivos pelos quais nao se dà cabeça de filhos para esse Orixà(que a essa altura
me pergunto se è orixà mesmo?)Nâo estou afirmando nada.
      Por outro lado pelas pesquizas històricas è que quem fundou a Naçâo Cabinda em Porto Alegre foi
um africano chamado Gululu.No entanto,a insistência dos descendentes da Cabinda em afirmar que o
surgimento dessa Naçâo se dà com o Esà (tìtulo que se dà aos Pais e Maês-de-Santo jà falecido.)Alguns
questionam se Gululu  e Valdemar nao seriam a mesma pessoa.
     Cabinda è uma regiao da Àfrica que jà foi independente,mas que hoje è uma provincia de Angola.
     Seus habitantes sao originàrios do tronco linguistico Bantu e sâo os Bakongo,Bauoio,Baluango,Basundi
entre outros.Gululu è um nome notadamente Bantu.
     Acredito que Gululu seja oriundo de Cabinda,provavelmente Bakongo,pois essa etnia veio traficada
para o Brasil em grande quantidade.Os Bakongo (singular Nkongo)cultuavam os Nkisi,espirìtos màgicos
ligados a natureza ou aos ancentrais.Na  metàfisica dos Bantu.Os niksi pertenciam ao seu lugar de origem
e jamais eram movidos de lugar.Por isso,quando eles vieram para o Brasil seus niksi ficaram na Àfrica.
A sua profunda religiosidade os fez,entao serem atraìdos para as outras religiôes que conheceram aqui
no Brasil.O catolicismo e as crenças indìgenas os influenciaram e, sincretizando-as com suas pròprias
crenças,acabaram por dar origem à tâo conhecida religiosidade popular do brasileiro.
    Os sudaneses(complexo cultural Jejê-Nagô)vieram em menor nùmero durante todo o processo escra-
-vagista,sendo que em grande quantidade sò a partir de sèculo XIX.Diferentemente das crenças Bantus
na metafìsica dos sudaneses ,para onde iam,suas divindades e ancestrais os acompanhavam.Por isso,
ao chegarem ao Brasil,trouxeram consigo sua cultura religiosa.È bem provàvel que uma parte dos Bantus
tambèm tenha migrado para a religiâo desses sudaneses cultuando os Orixàs.
     É possivel que Gululu seja um desses africanos de origem Bantu que aprendeu a cultura dos Orixás aqui
no Brasil com sudaneses,mas resolveu fundar uma sociedade religiosa com negros origìnarios da mesma
regiâo,batizando sua Naçâo,entâo,de Cabinda.Isso explicaria a cultura de Orixàs e Voduns na Naçâo
Cabinda.Issoexplicaria a cultura Niksi,mas nao o faz.Mas isso nao explica o Kamukà no culto.Existe
em Angola-bem distante de Cabinda,por sinal- uma etnia Bantu denominada Mbundu/Kamukà.Isso nâo
diz muito,exceto que a origem do nome Kamukà,agora comprovadamente,è Bantu.E se hipoteticamente
Gululu for nome africano de Valdemar,ja que os escravizados eram batizados com nomes ocidentais
quando chegaram ao Brasil?Daì a coisa começa a se encaixar.Kamukà pode ter sido Niksi nsi,espìrito
ancestral ligado a um clà familiar.Esse espirito pode ter sido um ante falecido que volta incorporado num
descendente seu.Como se vê,a cosmogonia dos Bantus è bem diferente da dos sudaneses.Entre esses
ùltimos espìritos de ancestrais(eguns) e divindades (Orixàs)nao se misturam e sò os Orixàs è que podem
(tomar emprestado o corpo de um ser humano).
      Agora refletindo:se Valdemar (ou Gululu)cultuava Kamukà porque este era o Niksi nsi de sua familia,
fica explicado o porquê de Kamukà nao pegar mais filhos,nem de poder baixar em alguèm.Por outro
lado,tambèm fica explicado do porquê desse (Orixà) ser cultuado pròximo ou junto ao balè,pois na
cosmogonia iorubà,Kamukà,seria um egun.
    

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

FECHAMENTO DO CORPO E FÈ

    Quando nos referimos a rituais sagrados,estamos falando de um ato pertinente a um rito,a um culto
religioso,a uma serimônia religiosa que tem como objetivo consagrar alguma coisa.
    A ¨¨COISA¨, consagrada ou a consagrar pode ser um objeto,um pedido ou uma pessoa...
    A respeito desse assunto vamos falar de ¨¨fechamento de corpo¨,ato que tem por finalidade proteger
o individuo contra o mal visìvel e invisìvel,livrar o seu corpo de facadas,tiros,pereseguiçôes e todos os
tipos de adversidades que possam lhe molestar.
    Nos dias de hoje,o mundo em que vivemos(planeta terra),està cada vez mais agitado e turbulento perigos
encontram-se em todos os lugares,nunca sabemos onde o perigo està. Esta sensaçâo nos deixa imponentes
e temerosos e em todos os lugares,nunca saberemos onde o perigo està. Esta sensaçâo nos deixa imponentes e temerosos e em nossos medos e receios sempre vamos nos refugiar na fè e em algo que nos
proteja.O batuque è uma religiao que oferece inùmeros rituais para proteger e fechar o corpo,da mesma
forma existem outras religiôes que tambèm protegem seus seguidores.Mas àquelas pessoas que nao tem
religiâo,que nao acreditam em nada,como vivem?Essas pessoas vivem das suas atitudes e das preces
e oraçôes que os outros fazem por elas.O mundo tem uma engrenagem,uma energia,e muitas vezes nos
deparamos com forças negativas e,outras vezes,com forças positivas,porèm devemos afastar as negativas,
atrair as positivas e conserva-lás.Isso parece dificil,mas nâo è.O primeiro passo è pensar sempre positivo
e os passos seguintes saõ manter bons pensamentos.Pois o ato mais facil,è fazer uma oraçao a Deus e
pedir proteçâo.Mediante aos perigos que a humanidade vem passando,sò nâo podemos perder nossa fè.
Podemos realizar os mais diferentes rituais para nos proteger e usar os melhores amuletos e patuàs,mas
hà uma ferramenta necessària e indispensàvel para nossa defesa,que è a lei da fè e do bem.A fè nos
fortalece e nos dà confiança ,e o bem foi a lei do amor .
    Na condiçao de Pai de Santo sempre ensino às pessoas que me procuram que ao fazerem um trabalho
de fechamento de corpo,em primeiro lugar exercitem a fè para que possam colherem melhor os frutos
que necessitam.Nossa cabeça è a arma mais poderosa que possuìmos e nâo vamos utilìzà-la de forma
errada ao ponto de nosprejudicarmos.
  Desejo a todos que lerem esse artigo que possam levar consigo o propòsito da fè a Deus e aos Orixàs.

ARQUÈTIPOS DOS FILHOS DE IANSÂ

           As pessoas de Iansâ sâo audaciosas,intrigantes,autoritàrias,vaidosas,sensuais,volùveis,com
tendência a ter diversos relacionamentos afetivos,inclusive extra conjugais.Sâo extremamentes ciumentas
e quando dedicadas a uma pessoa sâo òtimas companheiras.

ORIXÀ IANSÂ,SENHORA DOS FURACÔES E RAINHA DAS PAIXÔES

     Iansâ,Orixà feminino,divindade africana do Rio Niger,uma das esposas de Xangô,rainha guerreira
dona dos ventos,raio e tempestades.Temperamento dominador e apaixonado.È sincretizado com
Santa Bàrbara em todo o Brasil,ganhou o nome de Iansâ em diversos segmentos como Batuque,Candomble,Umbanda,embora as casas de nagô preservem o nome de Oìa.

  

(LENDAS E MITOS),IANSÂ ENCONTROU SEU DESTINO NA LUTA PELO AMOR DE XANGÔ

        Segundo a lenda,Iansa conheceu Xangô na epoca em que vivia com Ogum.Envolvida pela beleza
fisica,pelos encantos sensuais e pelo porte elegante do Rei do Trovâo,Iansâ tomou-se de paixâo e resolveu
fugircom o seu amor.
        Inconformado e ferido com a perda,Ogum se deixou dominar pela fùria e partiu na perseguiçâo do
rival que ousou enfrentà-lo.Preocupado com a direçâo dos acontecimentos Xangô procurou o todo
poderoso Olodumarè para aconselhar-se e acabou confessando que havia ofendido Ogum de forma vil
e traiçoeira.Aseguir,rogou-lhe que intercedesse para amenizar a questâo,sencibilizado com a gravidade
do ocorrido,Olodumarè foi ao encontro de Ogum e pediu que fizesse valer o bom senso e perdoasse
a insensatez do seu ofensor,dizendo-lhe ¨você è mais velho e por isso mesmo mais coerente.È dotado
de dignidade ìnconfundivel e por isso aconselho-o a preservar a sua postura perante os demais orixàs,
evitando envolver-se em briga,com simplicidade e sem rancores,renuncie Iansâ e permita que ela viva
o seu novo amor com intensidade que for capaz.
        Tudo em vâo,pois Ogum nâo acolheu a intervençâo bem intencionada de Olodumarè e partiu em
campanha vigorosa na perseguiçâo do casal fujitivo.Certa feita depois de incansàveis buscas encontrou-a
e entrou em violento combate,ferindo-a com a vara de ferro que magicamente dividiu-a em 09 partes.

MAGIA CIGANA PARA TER FIDELIDADE NO AMOR

    Pegue uma argola de ferro pequena,dessas usadas em arreios de animais,passe por dentro dela sete
vezes um cordão de prata ou ouro,um anel ou pingente.Apòs isso,dê a jòia para a pessoa amada usar sempre,enquanto guarda a argola de ferro dentro de um sapato seu,debaixo de sua cama,onde ninguèm
deverà mexer.OBS: Para desmanchar esta magia,a outra pessoa deverà devolver a jòia,que deverà ser
passada novamente sete vezes pela argola.Ajòia você poderà vender ou dar a outra pessoa,mas jamais
usar.A argola de ferro deverà ser atirada em àgua corrente.

MAGIA CIGANA PARA ATRAIR SEU AMOR

        Durante a Lua Crescente,consiga um buquê de rosas nas cores amarela,branca e vermelha,um metro
de filò branco,fitas de cetim nas cores azul-clara, azul-royal,rosa,vermelha(01 metro de cada cor),três
tipos de doces,01 garrafa de vinho suave,mel,01 prato branco virgem,01 taça de cristal.
        Amarre as rosa com as fitas fazendo um laço com elas e o filò.Coloque os doces no prato  e encha
a taça com o vinho e deixe a garrafa aberta.Ofereça à Corrente Cigana do Oriente pedindo para conseguir
o homem que tanto deseja.                          

MAGIA CIGANA PARA ARRUMAR NAMORADO

            Sempre que sair de casa para uma festa ou um encontro de pessoas do sexo oposto,pegue
uma fitinha vermelha e de três nòs nela,colocando-a do lado esquerdo do seu corpo,num bolso ou presa
a uma peça de roupa.

MAGIA CIGANA PARA CONSEGUIR UM AMOR

     Cozinhe 07 batatas doces e amasse-ãs com bastante açucar.Assim que obtiver um purê bem consistente
faça duas bolas,colocando no meio um papel com o seu nome e o nome da pessoa que você ama.
     Ponha as bolas num prato virgem.Com a ponta de uma faca faça uma pequena abertura em cada
uma.Nessas aberturas,despeje òleo de amêndoa doce e coloque uma moeda de maior valor(um real,atualmente),leve essa oferenda para um campo aberto e entregue para os ciganos mercadores do amor.

MAGIA CIGANA PARA QUE SEU AMADO SEMPRE SENTIR DESEJO

        Numa segunda-feira,desde que nao seja Lua Minguante,compre uma faca pequena de ponta e
guarde-a fora da bainha,enrolada num lenço branco de seda.Sempre que você e seu amor forem se amar
passe mel na parte de cima de uma maçâ e,depois crave ali a faca.
       Deixe tudo embaixo da cama atè o diaseguinte,quando a faca deverà ser lavada em àgua corrente
e enrolada de novo no lenço.A maçâ deverà ser atirada para os passaros.

MAGIA CIGANA PARA CONQUISTAR UM NOVO AMOR

       Pegue uma foto do ex-amor e và a beira de um rio.Pique bem picadinha a fotografia e depois jogue-a
na àgua.Em seguidarecolha tres porçôes de areia ou de terra do fundo do rio,deposite em um copo
virgem e leve para casa. A sombra de uma àrvore frutìfera,qualquer uma,exceto limao,junte tres porçoes de
açucar,três colheres de mel e três petalas de rosa vermelha.Faça um buraco junto a raiz da àrvore e
enterre o copo,cobrindo bem com a terra e nivelando o terreno apòs isso...Seu novo amor estarà a
caminho.

PARA TER PAZ NO AMOR

       Com o auxilio de uma colhèr,corte uma maçâ bem vermelha em 07 partes(nao use facas).Coloque
esses pedaços de maça dentro de um prato virgem,juntamente com 08 tâmaras.Por cima da maçâ,ponha
seu nome e o nome do amado anotados em papel.Cubra tudo com mel e entregue em um campo aberto
pedindo para osciganos do astral trazerem paz,prosperidade e entendimento para voc~es dois.

MAGIA DOS CIGANOS PARA RECONCILIAÇÂO

      Com o auxilio de um alfinete,escreva sete vezes o nome da pessoa amada numa vea branca.Unte
essa vela com mel,seguindo sempre o sentido do pavio para baixo.Mentalize que essa vela representa
seu amor e coloque outra juntinho dela,bem encostada,simbolizando voce.Ascenda as duas,ao lado
de um copo contendo àgua e um ramo de salsinha bem verde.Peça para a corrente dos Ciganos do Oriente
trazer seu amado de volta.

POVO CIGANO E A MAGIA DO AMOR

    Os ciganos formam uma linha de trabalho muito antiga dentro da Umbanda,elegendo a prioridade de
trabalho dentro da ordem natural das coisas em suas pròprias tendências e especialidades.
     Como povo nomade,adquiriu grande conhecimento de muitos outros povos.Independente disso,manteve
sua capacidade de num sò tempo cultivar suas tradiçôes e adaptar-se a novos lugares e costumes.
     Como a famìlia è de suma impotãncia para este povo,trabalham muito com a magia do amor e prosperidade.
     No dia dos namorados,para os que amam,ou pretendem encontrar um amor,nada melhor do que praticar
algumas magias que os ciganos ensinam.
     Em outro momento me aprofundarei a estudar este povo que tem muita coisa a nos passar sobre o
amor,prosperidade,etc....

PARA UNIAO

        MATERIAL:
     01 melao,
     02 velas de cera branca,
     01 vela amarela,
     01 par de aliança,
     01 metro de fita branca,
     açucar cristal,
     01 caixa de fòsforos.
COMO FAZER:
Retire as sementes do melâo,coloque os nomes presos nas alianças com a fita e ponha dentro do melâo.
Encha a cavidade com açucar cristal,e com as pontas da fita forme um laço.Ascenda as duas velas de
cera para o anjo da guarda do casal e faça o pedido de união.Ascenda a vela amarela e ofereça a
Oxum.Apòs despache no jardim pròximo a uma igreja ou praia.

PARA PROSPERIDADE E FARTURA

       Para que a fartura e a prosperidade sempre estejam presentes em seu lar,faça esta  simpatia num sabado e ofereça a Oxum Docô:
MATERIAL:01 prato branco,
50gr de alpiste,
50gr de semente de girassol,
50 gr de trigo,
08 buzios,
01 româ,
tecido amarelo.
COMO FAZER:Coloque todos os ingredientes no prato e cubra com o tecidoamarelo.Guarde na dispensa
ou armario.Depois de um ano ,despache no verde e faça novamente.

PARA O SEU NEGÒCIO PROSPERAR

         Faça uma farofa com farinha de milho mèdia com mel,nao use talher,use suas mãos.Ao abrir seu
negòcio ou seu local de trabalho,espalhe um poucodesta farofa.Repita este procedimento por 08 dias
consecutivos,sempre firmando seu pensamento e pedindo para que a Oxum lhe traga o Axè de Prosperidade..

PARA DEIXAR DE BEBER

           MATERIAIS:
     01porongo,
     01 vela,
     o nome da pessoa escrito em um pedaço de papel,
     o resto da bebida que a pessoa deixou.
  COMO FAZER:
Abra um pouquinho na ponta do porongo,tem que usar um porongo pequeno.
Coloque o papel com  o nome escrito e o resto dabebida dentro do porongo,lacre com o sebo da vela,
leve atè um mato por onde a pessoa nao vai passar e deixe-o embaixo de uma àrvore.Peça para que o
vicio de seu amado fique ali junto com o porongo.Ascenda a vela que voce usou para lacrar o porongo.

PARA AFLORAR A A RELAÇÃO

       MATERIAIS:
    01 champanhe,
    01 calcinha,
    01 cueca,
    01 rosa,
     01 prato de video.
COMO FAZER: Coloque dentro do prato,sua calcinha,junto com a cueca de seu amado,que você irà
dar de presente.Regue com a champanhe e distribua as pètalas de rosas por cima,enquanto isso và
fazendoseus pedidos.Depois de feito,deixe de molho por algumas horas,e  depois estenda atè secar.
Embrulhe e de de presente a seu amado e use-à na primeira noite.Despache o restante da champanhe
no verde.

RITUAL PARA FELICIDADE NO AMOR

          MATERIAIS:
     01 vela em formato de casal(unidos),voce encontra em lojas de artigos esotèricos,
     mel,
     canela,
     perfume(qualquer aroma),
     pètalas de flores brancas(qualquer tipo de flor),
     papel branco,
     oraçâo,
     recipiente.
COMO FAZER:Em um recipiente,coloque as flores brancas(e vai fazendo os seus pedidos),logo em
seguida coloque a vela em formato de casal,una os pavios.Coloque canela,mel e por ultimo o perfume.
Nâo esqueça de colocar junto o seu nome e o nome da pessoa amada escritos,um sobre o outro.
Apòs ascenda o pavio e deixe queimar.Entregue no verde num lugar bem bonito.

ORAÇÂO: OBS: Faça a oraçâo enquanto a vela queima:
 ¨Pode ser que um dia deixemos de nòs falar,mas enquanto houver amor,faremos as pazes de novo.
  Pode ser que o tempo passe,mas se o amor permanecer,um do outro hà de se lembrar.
  Pode ser que um dia nos afastemos,mas se nos amarmos de verdade,o amor nos reaproximarà.

PARA DEFENDER DOS SEUS INIMIGOS

     MATERIAL A SER UTILIZADOS
    canela em pau,
    01 kg de sal grosso,
    01 espada de Sâo Jorge(encontrada em floras ),
    01 folha de papel branco,
    01 vidro ou vaso.
COMO FAZER:Use um vidro transparente(do seu gosto),coloque primeiro o sal grosso atè a metade
do vidro,apòs coloque canela,formando uma camada,em seguida complete atè o fim com mais sal grosso.
Com a folha de papèl jà com os nomes dos seus inimigos escritos.Atravesse o papel com a espada e crave
no sal grosso,pensando na pessoa de quem voce quer se defender.Coloque num local discreto de sua casa.

PARA PASSAR EM CONCURSOS

                    MATERIAIS:
      01 folha de bananeira,
      01 folha de papel branco,
      fita branca,
      fita vermelha                                                                       
 COMO FAZER: Escreva uma carta com seus pedidos destinàdos à Xango,enrole a folha de bananeira
juntamente com a carta.Amarre com as fitas.
  Peça para Xangô Aganjù realizar os seus pedidos.Ascenda uma vela branca e vermelha.
  Ao terminar de queimar a vela,despache no verde ou pròximo de uma pedreira.

PARA UNIÂO FAMILIAR

        01 Coloque no fundo de um prato,um papel escrito com o nome dos familiares,
        02 Cubra com açucar e bastante mel,
        03 Ponha uma gema de ovo bem em cima do papel com os nomes,
        04 Tampe com outro prato,
        05 Ascenda uma vela branca a cada dia durante uma semana em cima do prato,fazendo seus pedidos
de uniâo e harmonia familiar a Oxum.
        06 Apòs os 07 dias,depois que queimar a ultima vela,entregue numa praça ou àgua corrente.

PARA ATRAIR SORTE PARA SUA RESIDÊNCIA OU COMÈRCIO

               MATERIAL:
       01 taça de vidro,
       08 moedas de qualquer valor,
       mel,
       01 ovo crù,
       àgua

   COMO FAZER:Coloque dentro da taça as moedas,regue com bastante mel.Abra o ovo e coloque
 sobre o mel sò a gema,encha o restante da taça com àgua,coloque em um local bem alto e peça muita
fartura e prosperidade para Oxum.Renove a cada 08 dias.

PARA AFASTAR DOENÇAS DE SUA FAMILIA

          MATERIAL A SER UTILIZADOS:
    01vassourinha de palha,
    07 dentes de alho,
    01 pedra de carvao,
    01 saquinho de tecido lilàs,
    01 fita lilàs,
    01 punhado de pipoca(em grâo)
     papel com os nomes de toda a familia.
COMO FAZER:Coloque dentro do saquinho lilàs:o papel com os nomes,o alho,o carvâo e a pipoca,
amarre o saquinho com a fita e amarre-o na vassourinha,guarde no alto ou pendure atràs da porta e
procure nunca mexer,no pròximo ano despache este em um verde e faça outro.Peça a Xapanâ muita
saude e proteçâo a sua familia.

PARA ABERTURA PROFISSIONAL

      MATERIAIS UTILIZADOS:
    01 bandeja de papelao,
    pipoca estalada(sem sal e sem açucar),
   07 papeis com pedidos escritos,
   07 velas vermelhas,
    07 chaves
     COMO FAZER:Forre a bandeja com pipoca,enrole cada um dos papeis nas chaves um por um,e
coloque no centro da bandeja forman do um circulo,sendo que a ponta da chave ficavoltada para fora.
Leve numa emcruzilhada,ascenda as velas e peça a Bàra que abra seus caminhos para que consiga
um emprego ou uma promoçâo,etc..

PARA ADOÇAR ALGUÈM

              VOCÊ VAI PRECISAR DE:                                                                                         
   01 vidro com tampa,
   papel com o nome da(S) pessoa(S)que quer adoçar,
   mel,
   pètalas de flores brancas,
   algodâo.

Coloque dentro do vidro todos os materiais obedencendo a sequencia:O papel com os nomes escritos,
bastante mel,as pètalas de rosa e o algodâo.Feche o vidro e guarde num lugar seguro ou enterre.Se a
situaçao que queres ajeitar for momentânea:depois que a agitaçâo passar pode despachar num verde
deixando o vidro aberto.faça seus pedidos a Oxalà.

PARA TIRAR MAU OLHADO DE CASA

                Numa sexta-feira,jogue tres gotas de perfume nos 4 cantos de cada comôdo de sua casa.Em
seguida,faça uma cruz em todos os comôdos com uma folha de espada-de-Sâo Jorge e coloque-a atràs
da porta da cozinha.Depois reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.

MAGIA PARA LUA CRESCENTE

        No primeiro dia da lua crescente pegue um lenço branco e coloque no meio dele tres moedas de qualquer valor e um ramo de arruda.Dobre o lenço e amarreo com uma fita vermelha,rezando um Pai Nosso
e uma Ave Maria.Durma com ele embaixo do travesseiro por seis dias.Depois no sètimo dia,deixe o
embrulho aos pès de um santo,em qualquer igreja.De preferencia numa igreja do santo de sua devoçâo.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ALUPO BARÁ

Orixá Bará
Bará, é uma divindade fundamental dentro do culto da Nação. 
Para os adeptos, Bará é o responsável pela "abertura dos caminhos" para os outros Orixás. Ele possui o privilégio de receber todas as oferendas e obrigações em primeiro lugar. Nenhum ebó deve ser feito sem antes realizar uma oferenda a esse Orixá. Quando se entra em um Ilê, o primeiro a ser saudado é Bará, pois seu assentamento fica na frente das Casas.
Por ser o "dono" de todos os caminhos e encruzilhadas, Bará tem livre livre acesso nos diferentes planos que compõem nossa realidade.  Na consulta ao Ifá (búzios), ele trabalha como uma espécie de decodificador dos sinais e das respostas que os outros Orixás transmitem. A figura de Bará, funciona como um elo de ligação entre os homens e as divindades.
Bará é responsável pelo destino de cada um. É o elemento dinâmico que permite a existência, não apenas dos seres humanos, mas também dos animais e das plantas; é o fluído que dá vida e energia, nasce e morre com a pessoa. Ele está totalmente ligado a cada um. Além do eledá (o Orixá dono da cabeça), do adjuntó ("o que vem junto", o segundo Orixá) e das passagens (Orixás auxiliares), todos possuem o Orixá Bará.
Ele é o dono da fecundidade, do desenvolvimento, da abundância. A maior parte das demandas que envolvem satisfação material tem ligação com ele que, por possuir essa característica, é o que mais se aproxima e entende as necessidades comuns aos seres humanos.


CARACTERÍSTICAS


Bará se divide em pelo menos cinco diferentes Orixás que tem suas peculiaridades. São essas as cinco diferentes manifestações:
BARÁ ELEGBA: é um Bará controvertido. É assentado fora da Casa e em suas homenagens e obrigações é proibida a participação de mulheres de homens com idade inferior a 14 anos;
BARÁ LODÊ: é o que responde no cruzeiro e funciona como uma espécie de "desbravador"ou seja, o que abre caminhos. O seu assentamento fica na rua, naquela "casinha" que costuma-se ter na frente das casas de Nação;
BARÁ LANÃ: já é um Orixá que responde no mato. É bastante comum ver Lanã trabalhando em conjunto com Xapanã, Xangô, Iansã e Ogum, e é assentado dentro do Peji;
BARÁ ADAGUE: também de cruzeiro, mas ele tem uma proximidade maior com Ogum. Além disso, ele também é assentado dentro do Peji;
BARÁ AGELÚ: já é um pouco diferenciado. Ele responde no cruzeiro de praia e é comum vê-lo associado a trabalhos com Oxum, Iemanjá e Oxalá. É assentado dentro do Peji.


Apesar dessas diferenciações, existem características que são comuns a todos. A saudação é uma delas: ALUPO ou LALUPO. Também encontramos semelhanças em outros aspectos como o número 7, que identifica todos eles, os metais níquel e ferro, além da sua cor: vermelho.
Os alguidares usados para seus assentamentos são de barro envernizado. As ervas são as mesmas: guiné, orô, alevante, dinheiro em penca, fortuna, arnica, folha do amendoim, couve, batata inglesa, erva lanceta, cipó-mil-homens, vassoura, carqueja, erva de Nossa Senhora, canela-sassafras.
Essas características podem variar de tradição para tradição, mas a essência deve ser sempre respeitada.


OUTRAS PECULIARIDADES:


DIA DA SEMANA: Segunda-feira: Legba, Lodê, Lanã e Adague. Sexta-feira: Agelú;
OFERENDA PRINCIPAL ("de frente"): milho torrado, pipoca e 7 batatas inglesas pequenas assadas (para Lanã e Adague). Acrescenta-se 7 "apetés" de batatas inglesas cozidas e amassadas sem casca, para Lodê. Para Agelú, adiciona-se à oferenda de Lanã o "axoxô" (milho cozido) e sete tiras de côco. Para Legba, a receita é mais complexa: milho torrado, amendoim torrado, feijão preto torrado, "miãmiã" gordo (farinha de mandioca com epô), atarê (pimenta) verde e da costa, 7 cachimbos de taquara recheados com pimenta verde ( no lugar do fumo);


ALGUNS SOBRENOMES:


AGUIDÊ, APANADÁ, ADAGUE, AGELÚ, AJANADÁ, ASSUÃ, ALUPAGEMA, BI, BILANÃ, BELOMÍ, BERIM, BEREMIM, BEÍ, BEMI, BIRI, BÔ, BIKUIM, BEMI-OTÃ, DALÉ, DARÊ, DJETEIÚ, EMI, ELUPANDÁ, FUNIQUE, FUMI, INGUÉ, CMINOLOA, LOD~E, LONÃ, LAKÉ, LEGBA, NIKÉ, OBI, TIRIRI, TIRIRI-LANÃ, TOLALÚ, TUEBÍ, TUKI, UNÃ, XE;


ADJUNTÓS:


De acordo com a classe:


OYÁ TIMBOÁ (LEGBA), IANSÃ E OBÁ (LODÊ, LANÃ, ADAGUE) E OXUM EPANDÁ E OYÁ (AGELÚ)


ALGUMAS FERRAMENTAS E SÍMBOLOS:


Corrente, porrete (Ogó), foice, chave, ponteira, sineta, moedas e búzios.

MAGIA PARA LUA NOVA

             No primeiro dia de lua nova,levante os braços tres vezes e diga; Deus te salve,lua nova,tu ès tâo
linda.Quando voltares novamente,traga contigo oque te peço.¨¨ Em seguida faça o pedido ¨                                           



  Em uma quinta-feira de lua nova,unte duas velas, uma verde e uma amarela,com òleo de eucalipto.Ascenda
as velas e reze 13 ave-Marias,pedindo a Nossa Senhora das Graças que ajude a subir na vida.
      Jogue o resto das velas em àgua corrente e repita a simpatia uma vez por mes se desejar.




Para Vencer na Vida
    Na primeira noite de lua nova,pegue duas notas de qualquer valor e coloque uma dentro do seu
sapato esquerdo e a outra no direito.Use-os sapatos durante todo o dia,no inicio da noite,deixe-os
no sereno.Quando estiver amanhecendo,retire as notas de là e guarde-as em sua carteira ou bolsa
atè o proximo ciclo da lua nova.Repita o ritual e depois oferte o dinheiro para uma criança carente.

PARA AUMENTAR O APETITE SEXUAL

            Numa noite de lua crescente separe tres pedaços de alho,três galhinhos de salsa e tres de jasmim
Coloque tudo dentro de um prato branco e deixe-o no sereno durante dias,esmague tudo e misture com
um punhado de sal grosso.Passe um pouco na sua testa.Espere 13 minutos e limpe com um guardanapo
de papel.Jogue o resto da mistura no mesmo guardanapo e enterre-o em um canteiro de rosas vermelhas.

OQUE SÂO SIMPATIAS?SAO ENSINAMENTOS PASSADOS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÂO.È A LIGAÇÂO DO NOVO COM O VELHO,EM BUSCA DE UMA ENERGIA QUE NOS AJUDE A SUPERAR AS DIFICULDADES E A CONQUISTAR NOSSOS OBJETIVOS.

PARA TER PROSPERIDADE

     Num dia de lua crescente,escreva a seguinte mensagem em um pedaço de papel; ¨As aparencias nada
sâo para mim,pois as riquezas de Deus sâo minhas.Possuo o poder de Cristo que se torna um imâ para
atrair prosperidade na minha vida.
     Todas as coisas em que ponha as mâos prosperam porque a luz do meu pai lhes dà progresso e
crescimento.¨ Deixe o papel  embaixo do Buda por sete dias.Depois,jogue-o no lixo e mantenha a imagem
na sala de sua casa.

CURIOSIDADES

                Ja na Roma Antiga,a data era celebrada em 15de fevereiro(que,no calendario romano,coicidia
aproximadamentecom o inicio da primavera)no festival Os Lupercalia.Na vèspera desse dia,eram colocados
em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas.Cada rapaz retirava um nome,e essa
rapariga seria a sua namorada durante o festival(ou,eventualmente,durante o ano que se seguia).
               Nos Estados Unidos e na Europa,o Dia dos Namorados,ou como è conhecido.O dia de Sao Valentim,è comemorado em 14 de Fevereiro.Nos Estados Unidos essa tradiçâo està mais instiucionalizado
               No Japâo existem dois dias dos namorados.Oprimeiro è 14 de Fevereiro,quando as mulheres dao
presentes e chocolates para os amigos e namorados.E no dia 14 de Março è a vez dos homens retrìbuirem
o presente.

ORAÇÂO A SANTO ANTÔNIO

               Meu grande amigo Santo antonio,tu que ès o protetor dos enamorados,olha para mim para os meus anseios.Defende-me dos perigos,afasta de mim os fracassos,as desilusôes,os desencantos.Faze que
eu seja realista,confiante,digno e alegre.Que eu encontre um amor que me agrade,seja trabalhador,virtuoso
e responsàvel.Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposiçôes de quem recebeu de Deus uma vocaçâo sagrada e um dever social.Que meu amor seja feliz e sem medidas.Que
todos os enamorados busquem a mùtua compreensâo,a comunhao de vida e o crescimento na fè.
      Assim seja.

DIA DOS NAMORADOS

    O dia dos namorados è uma data comemorativa na qual se celebra a uniao amorosa entre casais.No Brasil,a data comemorada no dia 12 de junho,vespera do dia de Santo Antonio.
    A data foi criada pelo comèrcio paulista e depois assumida por todo comèrcio brasileiro para reproduzir
o mesmo efeito do dia de São Valentim,equivalentenos paìses do hemisfèrio norte,para incentivar a troca de
presentes entre os apaixonados.
    Mas qual a ligação do dia dos namorados com Santo Antonio?
    Essa ligaçao surgiu em Portugal.Santo Antonio,natural de Portugal,tem a tradiçao de casamenteiro devido
as suas pregaçôes a respeito da importancia da uniâo familiar.Mas,de acordo com uma lenda mineira,que
tem contribuìdo muito para que se alastre a crença nos mèritos de Santo Antonio de Lisboa,ou Padùa,como
providencial casamenteiro.
   Conta-se que uma jovem muito linda,mas cansada de esperar por um noivo que nâo chegava,ja sem
esperança de encontrar um marido se apegou a Santo Antonio.Enfrentou varios problemas,para conseguir
o tal noivo mas nada de noivo.No auge do desespero tomou-a imagem de Santo Antonio na mao e a
jogou-a pela janela.
    Passava na rua,naquele momento,um jovem cavaleiro que a recebe,em cheio sobre a cabeça.Apanha a
intacta e sobe a escada do sobrado de cuja janela partiu a imagem.Ao vela tao formosa donzela,se apaixonou por ela o cavaleiro,tempos atràs casando,naturalmente por milagre de Santo Antonio.

(LENDAS E MITOS) ESÙ INSTAURA O CONFLITO ENTRE IEMANJÀ,OÌA E OXUM

         Um dia,foram juntas ao mercado Oía e Oxum,esposa de Xangô,e Iemanjà,esposa de Ogum.Exu entrou no mercado conduzindo uma cabra.Ele viu que tudo estava em paz e decidiu plantar uma discòrdia.
         Aproximou-se de Iemanjà,Oìa e Oxum e disse que tinha um compromisso importantecom Orunmilà.
         Ele saiu da cidade,e pediu a elas que vendessem a cabra por 20 bùsios.Pediu a elas que ficassem com
a metade do lucro e partiu.A cabra foi vendida,Iemanjà,Oìa e Oxum deixaram de lado os 10 bùsios de Exu
e se puseram a dividir os outros 10 bùsios entre elas.Foi contado 3 bùsios pra cada uma delas,mas sobraria
1.Tentaram de varias formas dividir os 10 bùzios de forma que nenhuma delas saissem perdendo.Deu a
maior confusão,Iemanjà por sua vez dizia que como ela era a mais velha o outro bùzio era dela,Oxum disse
que não pois o costume era que os mais novos ficariam com a maior parte.Foi ai que surgiu Oìa,dizendo
que para contentar as duas ela ficaria com a maior parte.
       Chamaram um homem  do mercado e ele disse que a maior parte dividindo era da mais velha,generalizou a maior confusâo.Foi ai entao que Exu voltou ao mercado para ver em que pè as coisas
estavam,viu a maior confusao e foi fazer a divisao.Fez um buraco no chao,enterrou um bùzio e disse que eram pros antepassados,conforme os costumes de Orum,quando qualquer coisa boa acontece tem que dividir com os antepassados.Elas aceitaram,e todos no mercado tiveram mais cuidado com os frutos do trabalho ali ganhos.

Ogum Onira o desbravador!!!!!!!O Senhor da Guerra....

 Agoiê....A todos os Orixàs...Todos aqueles que estiverem precisando,que baterem em minha porta....Com
 humildade e honestidade là estarei para confortar,e ajudar.Pois carrego junto de mim o axè de Ogum Onira,
 pois ele è meu pai,dono de minha cabeça(Ori),senhor de meus pensamentos,dono do meu ser.Portanto
 rogo-lhes ,vejam bem oque irâo pedir-lhe,pois com sua espada de duas laminas,seu pedido tem dois pesos e duas medidas,tudo que você pedir pro seu semelhante para você virà em dobro.
  Gostaria de dizer com poucas palavras que nenhum Orixà è maior ou melhor que o outro,nenhum axè è mais forte que o outro,portanto os Orixàs nao sao maquinas de guerra,eles estao na natureza para nos auxiliar,ajudar-nos nas agruras que a passagem da nossa vida aqui na terra nos traz.

Aos meus irmaos de fè,que sempre acreditaram na minha humildade e serenidade e amizade.....

  Neste momento de reflexao,que me coloco a escrever estas poucas palavras para agradecer ao Babalorixà Camir de Ogum Onira,meu conselheiro espiritual,meu pai,meu guia....E tambèm a minha madrinha vera de Xapanâ,Mauren de Ogum Onira e filhas de santo Grazi de Iemanjà e Karen de Oxum.Esta pequena homenagem a estas pessoas que me transmitem muita força.....AxÉ...

  Queria dizer aos meus irmaos de fè e toda aquelas pessoas que simpatizam com a religiâo de matriz africana que orixà nâo è brincadeira,è uma energia muito grande,que vem a ajudar a humanidade,vem a ajudar esse povo que tanto è sacrificado.
   Nesse ano que esta terminando e neste ano que começa,vamos unir nossas forças, nossos pensamentos,
 para que sejam distribuidos muito amor,paz e alegria,que em nossas mentes pairam a grande sabedoria
 de nosso grandioso Orixàla,nosso Oxalà,nosso Pai maior.
  Quero dizer que muito do meu aprendizado,devo a esperiência de vida que carrego,pois todo dia aprendo    um pouco com imprevistos que a vida me atribui.
  Gostaria de citar tambèm dois irmaos que me tem dado alegria....Junior de Xangô e Tais de Oxum.