segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

VAMOS FALAR AGORA DE ERESSUN OU(AXEXE),RITUAL POUCO DIFUNDIDO PELOS AFRICANISTAS.

       Eressun ou Axexe è como denominamos a missa realizada para Egun. O Egun è um espírito que normal-
mente trabalha mais rápido que os Orixás e que muitas vezes, durante o Xirê de Batuque, se apresenta como
tal. Sua presença è notada através de seu elan (grito), que é totalmente diferente do emitido pelo Orixá.
     Ao irmos participar de um eressun, como forma de evitar possíveis danos causados por um ritual mal
feito, o ideal é sabermos com antecedência o nome completo do falecido e sua dijina.Devemos estar com
Eledà (cabeça) coberto,vestidos com axó branco ou roupas claras.
     Ao sairmos para participar de um axexe, devemos deixar preparado um axé para Oyá  e um ecó de cinza,
colocados atrás do portão, para que, quando retornemos, lavemos o rosto, os pés e as mãos.
     Durante todo o ritual do Eressun,os participantes são proibidos de beber água, largar cinza de cigarro no
chão, assobiar e dormir.
     Ao chegar ao Ilê, onde será realizada a missa,se cruza os atins (pós) usados no ritual. São eles: pó de
tijolo, de pemba, cinza, sabão da costa, palitos e um mieró de quebra (feito com ervas amargas).
     Na entrada do salão,diante do¨saco¨, ou Balé, se for o caso, cumprimentar os eguns batendo palmas
nove vezes, saudando-os.
     Inicia-se o Eressun cantando rezas apropriadas para Egun,segue-se o sentido anti-horário.
     Ao tèrmino das rezas para o Orixà,quando entâo retiramos o calçado.Lembramos que para dançar
para Egun,segue-se o sentido anti-horàrio.
      Ao término das rezas para o Orixá, retomamos o canto para Egun, onde se faz necessário o abano
dos lenços brancos para assim haja o desligamento do morto com o plano material com os humanos.
      Durante o ritual,è costume chegar Orixá no mundo, mas o mesmo vem de forma silenciosa, não dando
o seu elan, (grito) e permanece até o retorno da praia. Após o Orixá é despachado inteiro, pisando numa
poça d`água colocada para essa finalidade.
      Ao se despachar o ¨saco¨ na praia,devemos seguir um caminho e retornarmos pelo outro,como forma
de enganar o Egun.Sempre que possível, ao participar como essa, devemos usar o Atarê (pimenta da costa).
      No decorrer do Eressun,canta-se para os Orixás do morto que estão indo embora, enquanto quebra-se
suas vasilhas e quartinhas. Rasga-se a roupa religiosa do falecido.Cada Babalorixá, Ialorixá ou filhos-de-
-santo que tenha obrigações de quatro-pés tem por obrigação possuir seu copo, sua xícara e talheres
de uso particular, já que os mesmos serão utilizados para sua missa. Seus objetos pessoais, seus vícios,
e seus alimentos preferidos serão incorporados na mesa no dia do café, realizada no sétimo dia após
sua morte.Tudo è quebrado e colocado dentro de sacos plásticos. Costuma-se também usar balaios.
      Ao retornar da praia,è passada uma limpeza em todos os participantes e os mesmos podem então
retornar aos seus lares,sempre esfriando a rua antes de sair do local.

     FORMA DE MANDAR O ¨ÖRIXÀ¨ ¨ACUTÀS¨

    O primeiro passo no caso de morte è despachar a rua (Bará Lodê), levar o borí até onde o corpo esteja
sendo velado, quebra-lo e coloca-lo em baixo da cabeça do morto. Suas guias são arrebentadas por cima
de seu corpo,fazendo assim seu desligamento com a função religiosa.
      Leva-se o Orixà e sua comida (frente) até o seu elemento (praia,cruzeiro,pedra,etc.)Com um pau de
camboim ou martelo bate-se no ocutá treze vezes até quebra-lo,e depois coloca-se-o em cima de sua frente.
No caso do Bará corta-se um galo em cima.
     Os únicos Orixàs que não são despachados são o Leba para os Cabindas e Oyá Timboá para algumas
Nações, já que eles são considerados guardiões do templo e continuam sob os cuidados da família consan-
guínea, de preferência por um membro do sexo masculino.
    

ALGUNS CANTOS DO ERESSUN:                    INICIO DA MATANÇA
Axexe oni mojuba
   Tamboreiro                                                          Barà Egun Kun ò
                                                                               Barà Egun Kun ò
                                                                             
Axexe axexe omo Odè                                            Modiderin Egun com Lode
                                                                               Modiderin Egun com Lodê

                                                                               Elegbara Oni
     RESPOSTA                                                       Elegbarara Onã
                                                                               Elegbara Egu
Axexe Olorum Baba o                                              Eumunlò Orixà
    Tamboreiro                                                           Ogum Dorô
Axexe axexe omo Odè                                               Danimodè a Xêrêrê
    Resposta                                                               Olha Ogum Dorô ô
                                                                                 Danimodè a Xêrêrê
Tradução:                                                                  Olha Ogum Dorô
O axexe è hoje e eu me                                            
curvo,                                                                        Babà xirirê
                                                                                 Babà xirirê
                                                                                 Abadô Ogum ôô
                                                                                
Oaxexe ,o axexe do varâo                                        Alà uarressum Dembò
                                                                                Alà urà Dembò
                                                                                Olêlê  Olêlê  Olêlê
                                                                                 Consolaçâo                                   
   caçador,
O axexe ò Deus Pai,
O axexe ,o axexe do varâo
     caçador

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