Eressun ou Axexe è como denominamos a missa realizada para Egun. O Egun è um espírito que normal-
mente trabalha mais rápido que os Orixás e que muitas vezes, durante o Xirê de Batuque, se apresenta como
tal. Sua presença è notada através de seu elan (grito), que é totalmente diferente do emitido pelo Orixá.
Ao irmos participar de um eressun, como forma de evitar possíveis danos causados por um ritual mal
feito, o ideal é sabermos com antecedência o nome completo do falecido e sua dijina.Devemos estar com
Eledà (cabeça) coberto,vestidos com axó branco ou roupas claras.
Ao sairmos para participar de um axexe, devemos deixar preparado um axé para Oyá e um ecó de cinza,
colocados atrás do portão, para que, quando retornemos, lavemos o rosto, os pés e as mãos.
Durante todo o ritual do Eressun,os participantes são proibidos de beber água, largar cinza de cigarro no
chão, assobiar e dormir.
Ao chegar ao Ilê, onde será realizada a missa,se cruza os atins (pós) usados no ritual. São eles: pó de
tijolo, de pemba, cinza, sabão da costa, palitos e um mieró de quebra (feito com ervas amargas).
Na entrada do salão,diante do¨saco¨, ou Balé, se for o caso, cumprimentar os eguns batendo palmas
nove vezes, saudando-os.
Inicia-se o Eressun cantando rezas apropriadas para Egun,segue-se o sentido anti-horário.
Ao tèrmino das rezas para o Orixà,quando entâo retiramos o calçado.Lembramos que para dançar
para Egun,segue-se o sentido anti-horàrio.
Ao término das rezas para o Orixá, retomamos o canto para Egun, onde se faz necessário o abano
dos lenços brancos para assim haja o desligamento do morto com o plano material com os humanos.
Durante o ritual,è costume chegar Orixá no mundo, mas o mesmo vem de forma silenciosa, não dando
o seu elan, (grito) e permanece até o retorno da praia. Após o Orixá é despachado inteiro, pisando numa
poça d`água colocada para essa finalidade.
Ao se despachar o ¨saco¨ na praia,devemos seguir um caminho e retornarmos pelo outro,como forma
de enganar o Egun.Sempre que possível, ao participar como essa, devemos usar o Atarê (pimenta da costa).
No decorrer do Eressun,canta-se para os Orixás do morto que estão indo embora, enquanto quebra-se
suas vasilhas e quartinhas. Rasga-se a roupa religiosa do falecido.Cada Babalorixá, Ialorixá ou filhos-de-
-santo que tenha obrigações de quatro-pés tem por obrigação possuir seu copo, sua xícara e talheres
de uso particular, já que os mesmos serão utilizados para sua missa. Seus objetos pessoais, seus vícios,
e seus alimentos preferidos serão incorporados na mesa no dia do café, realizada no sétimo dia após
sua morte.Tudo è quebrado e colocado dentro de sacos plásticos. Costuma-se também usar balaios.
Ao retornar da praia,è passada uma limpeza em todos os participantes e os mesmos podem então
retornar aos seus lares,sempre esfriando a rua antes de sair do local.
FORMA DE MANDAR O ¨ÖRIXÀ¨ ¨ACUTÀS¨
O primeiro passo no caso de morte è despachar a rua (Bará Lodê), levar o borí até onde o corpo esteja
sendo velado, quebra-lo e coloca-lo em baixo da cabeça do morto. Suas guias são arrebentadas por cima
de seu corpo,fazendo assim seu desligamento com a função religiosa.
Leva-se o Orixà e sua comida (frente) até o seu elemento (praia,cruzeiro,pedra,etc.)Com um pau de
camboim ou martelo bate-se no ocutá treze vezes até quebra-lo,e depois coloca-se-o em cima de sua frente.
No caso do Bará corta-se um galo em cima.
Os únicos Orixàs que não são despachados são o Leba para os Cabindas e Oyá Timboá para algumas
Nações, já que eles são considerados guardiões do templo e continuam sob os cuidados da família consan-
guínea, de preferência por um membro do sexo masculino.
ALGUNS CANTOS DO ERESSUN: INICIO DA MATANÇA
Axexe oni mojuba
Tamboreiro Barà Egun Kun ò
Barà Egun Kun ò
Axexe axexe omo Odè Modiderin Egun com Lode
Modiderin Egun com Lodê
Elegbara Oni
RESPOSTA Elegbarara Onã
Elegbara Egu
Axexe Olorum Baba o Eumunlò Orixà
Tamboreiro Ogum Dorô
Axexe axexe omo Odè Danimodè a Xêrêrê
Resposta Olha Ogum Dorô ô
Danimodè a Xêrêrê
Tradução: Olha Ogum Dorô
O axexe è hoje e eu me
curvo, Babà xirirê
Babà xirirê
Abadô Ogum ôô
Oaxexe ,o axexe do varâo Alà uarressum Dembò
Alà urà Dembò
Olêlê Olêlê Olêlê
Consolaçâo
caçador,
O axexe ò Deus Pai,
O axexe ,o axexe do varâo
caçador
Nenhum comentário:
Postar um comentário